Projetos

A Associação de Pais desenvolve várias actividades e projectos no âmbito da sua missão.

Natal e Reis

No Natal de 2023, a Associação de Pais apoiou a organização do lanche partilhado do 1º ciclo. 

Na Festa de Reis de 2024 a Associação de Pais ofereceu os bolos rei/rainha aos alunos do 2º ciclo.



Magusto SVP

No dia 13 de novembro de 2020, a Associação de Pais promoveu o Magusto SVP, no qual foram distribuídas 7000 castanhas pelos cerca de 800 alunos, 70 docentes, auxiliares e serviços de apoio do Externato. O evento foi enriquecido pela organização de atividades alusivas ao tema, por parte dos docentes, com o envolvimento dos alunos.

Nos anos seguintes a Associação de Pais tem continuado esta actividade.





Banco de Fardas

Com início em 2016, o Banco de Fardas tem contribuído para a dinamização de trocas entre alunos de peças da farda, possibilitando a aquisição de vestuário usado que se encontra em boas condições. Com inspiração numa logica de sustentabilidade ambiental, o Banco de Fardas contribui para o reaproveitamento de peças de vestuário, facilitando  ao mesmo tempo  a sua aquisição pelas famílias dos alunos.

A gestão do Banco de Fardas é da exclusiva responsabilidade dos elementos da Associação de Pais.



Banco de Livros

Com início em 2019, e seguindo o modelo do Banco de Fardas, o Banco de Livros promove a partilha de livros do Plano Nacional de Leitura, livros de Catequese e de EMRC, dinamizando as trocas em beneficio dos alunos que poderão trocar continuamente esses livros em articulação com o seu percurso escolar.

A gestão do Banco de Livros é da exclusiva responsabilidade dos elementos da Associação de Pais.

Newsletter

Com início em 2019, a Associação de Pais tem elaborado e emitido newsletters com o objectivo de manter os associados, pais, encarregados de educação e outros elementos da comunidade a par das actividades realizadas ou para realização futura.

A produção e edição da Newsletter é da responsabilidade dos elementos da Associação de Pais, utilizando sempre que possível conteúdos cedidos por outros elementos da Comunidade.



Anuário

A Associação de Pais tem patrocinado a emissão e produção tipográfica do anuário do Externato, onde ficam registadas memórias de turmas, eventos e trabalhos realizados durante o ano lectivo.

A recolha e edição dos conteúdos é da responsabilidade dos Professores. A produção tipográfica e a venda dos anuários são da responsabilidade da Associação de Pais.





Festa das Famílias

A tradicional Festa das Famílias, que acontece no final do ano lectivo e tem uma duração de 2 dias, tem uma participação muito forte da Associação de Pais, num esforço que envolve toda a comunidade educativa.

Os Professores preparam todas as actuações dos alunos em palco, enquanto a Associação de Pais organiza todo o espaço e serviços para a festa. Com uma preparação de cerca de 6 meses, são providenciados o palco para as actuações, a sombra para os convidados e alunos, o bar e a quermesse.

Melhoria dos Recreios

Tendo em vista a melhoria das condições existentes no Externato, a Associação de Pais tem contribuído para dotar o espaço com equipamentos adequados à utilização dos alunos. São exemplos desses equipamentos obtidos com financiamento exclusivo da Associação de pais, as vinte mesas de madeira do recreio, os onze postes e rede de sombra e as bolas para jogos e actividades desportivas.

Contribuição para a Construção do Pavilhão Desportivo

A Associação de pais contribuiu financeiramente para a construção do pavilhão disponibilizando a maior parte dos fundos que recolheu durante vários anos nomeadamente na Festa das Famílias e com a venda de rifas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Em destaque

CONVOCATORIA PARA ASSEMBLEIA GERAL