Novos Pais e Alunos

Boas Vindas

A Associação de Pais dá as boas vindas aos novos alunos e pais do Externato e deseja as maiores felicidades e sucesso.

Com o objectivo de facilitar a integração durante as primeiras semanas no Externato, apresentamos algumas dicas úteis. 

A Associação de Pais - Objectivos e Motivações

A associação de pais visa a defesa e a promoção dos interesses dos seus associados em tudo quanto respeita à educação e ensino dos seus filhos e educandos, nos termos dos seus Estatutos e da legislação em vigor, nomeadamente do Estatuto do Aluno e Ética Escolar. 

Os objectivos principais são a promoção de actividades de apoio à família e a sua participação na vida escolar dos seus educandos e a colaboração com todos os intervenientes no processo educativo de forma a aumentar as possibilidades de sucesso escolar dos alunos, devendo essa colaboração ser recíproca podendo revestir-se de múltiplas formas.

Os Pais e Encarregados de Educação fazem parte activa da Comunidade Educativa, quer no espírito, quer na forma, sendo os Alunos, o centro e a única razão de ser da existência. No último ano lectivo (2020/2021) o Externato representou um universo de aproximadamente 850 alunos entre a creche e o Ensino Básico.

Pretendemos estimular uma cooperação efectiva séria e de diálogo entre todos no processo educacional, participando na construção de um Externato seguro, dinâmico, promotor do sucesso escolar e inclusiva, respondendo aos desafios do futuro. Desta forma conseguiremos alcançar os objectivos pretendidos por todos.

Nesse sentido, a missão da Associação passa por uma aproximação dos pais ao Externato, tendo como propósito motivar toda a comunidade escolar para uma relação saudável de confiança e respeito mútuo entre todos.

Estaremos disponíveis para receber Pais/Encarregados de educação que pretendam juntar-se. Mais participação… melhor Associação.

Pais e Mães Delegados da Associação de Pais

São representantes que transmitem sugestões e informações sobre situações anómalas à Associação de Pais, permitindo que estas sejam apresentadas e/ou resolvidas com a Direcção do Externato ou nos órgãos em que os pais estão representados.

As funções desempenhadas pelos representantes dos encarregados de educação são muito importantes para a Associação de Pais, pois permitem melhorar o funcionamento de cada sala ou turma, numa ligação mais próxima entre todos os intervenientes da comunidade educativa.

A escola

O Externato São Vicente de Paulo é uma escola privada e teve como fundadores São Vicente de Paulo e Luísa de Marillac. Segue um modelo de Educação Católica e Vicentina. É propriedade da Associação de Beneficência Casas de São Vicente de Paulo.

Sendo um colégio Vicentino, pretende educar para os valores da Liberdade, da Justiça, da Solidariedade, do Amor Fraterno e da Paz; descobrir e cultivar todas as componentes da sua personalidade: espirituais, físicas, intelectuais e afectivas; perceber o tema religioso de forma fundamentada e crítica; sensibilizar para a missão Vicentina, desenvolvendo a prática da Caridade; estimular a cooperação, a colaboração, a participação e o compromisso; priorizar a cooperação entre Escola e Família, pelo envolvimento parental no desenvolvimento integral dos educandos; proporcionar vivência religiosa a nível familiar; estimular o trabalho intelectual, experimental e a criatividade dos alunos e desenvolver o sentido crítico no que concerne às transformações económicas, sociais e culturais da sociedade.

Insere-se no quadro das Instituições Particulares de Solidariedade Social, no âmbito do ensino particular e cooperativo, na Creche e Pré-escolar e ministra a educação como um serviço, não tendo fins lucrativos.

Acolhe crianças de vários níveis etários, que vão dos três meses de idade até ao final do 3º Ciclo do Ensino Básico (9.º ano), lecciona os programas escolares oficiais, estabelecidos pelo Ministério da Educação, e é detentor de autonomia pedagógica nos termos da lei.

No site do Externato, é possível fazer uma visita virtual aos espaços da escola:

Os almoços

O externato tem disponíveis duas modalidades:

  • Almoço providenciado pelo Externato, mediante pagamento de uma mensalidade
  • Almoço providenciado pelo Encarregado de Educação, implicando a utilização do refeitório, mediante o pagamento de uma taxa de utilização

As fardas

Os alunos têm a obrigação de utilizar a farda definida pelo externato, de acordo com o Documento Orientador - Uniformes.

A farda poderá ser adquirida num dos seguintes locais:

  • Gabinete de Assistente Social, Drª Marta Araújo, ELCSVP, telefone 217 521 430

Os acessos

O externato tem dois acessos possíveis:

  • Pelo Portão do ATL - com entrada pela Av. Marechal Craveiro Lopes, nº 10 (Rua Odette de Saint-Maurice
  • Pelo Portão das Murtas - com entrada pela Rua das Murtas


Os alunos têm um cartão de identificação magnético para utilizar na entrada e saída do externato. Os pais podem consultar os registos de entrada e saída do seu educando na plataforma PAAE.

Poderá ser pedida a identificação do acompanhante do aluno, sempre que a situação o exija.

O acesso de viaturas

Apenas as viaturas dos acompanhantes de alunos do pré-escolar estão autorizadas a entrar no espaço do Externato.

O Externato Digital

O Encarregado de Educação pode encontrar informação nas seguintes plataformas:

  • Site do Externato, com informação geral (calendários, horários, contactos, oferta educativa, documentos orientadores, manuais, entre outros)
  • Portal PAAE, com informação específica sobre o seu educando (horários, testes, faltas, tpc, avaliações, mensagens, serviços de refeitório e portaria, entre outros)

As credenciais para acesso ao Portal PAAE devem ser pedidas na Secretaria ou ao Director de Turma do Educando.

Em destaque

CONVOCATORIA PARA ASSEMBLEIA GERAL